Lindo em todos os detalhes...
Construído em 1903 e inaugurado em 1911, com a ópera Hamlet, de Ambrósio Thomas, o Theatro Municipal mantém o estilo renascentista barroco, inspirado na Ópera de Paris, mesmo depois de várias reformas. O projeto foi realizado pelo escritório de Francisco Ramos de Azevedo, com a colaboração dos arquitetos italianos Cláudio e Domiziano Rossi.
Passaram pelo seu palco nomes como Enrico Caruso, Maria Callas, Titta Ruffo, Tito Schipa, Bidu Sayão, Maria Olenewa, Vaslav Nijinski, Arturo Toscanini, Guiomar Novaes, Isadora Ducan e Margot Fonteyn, assim como os principais balés e orquestras mundiais. O Municipal ainda foi o principal palco da Semana de Arte Moderna de 1922.
A influência europeia perpassou todas as fases da construção do Teatro e foi a grande motivadora do seu projeto. O Teatro sofreu fortes influências da Ópera de Paris e sua arquitetura externa é perpassada por traços renascentistas barrocos do século XVII, o interior do Teatro é composto por colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e muitas obras de arte, bustos, medalhões e bronzes.
Atualmente, o Teatro Municipal de São Paulo é composto pela Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Lírico, Coral Paulistano e as Escolas de Dança e de Música de São Paulo e pelo Museu do Teatro, que guarda a história artística e social do Teatro.
Os vídeos são apenas Ilustrativos