Impossível não se contagiar...
Localizado numa área de 6.900 m² no avesso das arquibancadas de um dos mais antigos estádios brasileiros, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país.
O Museu permite ao visitante entender como o futebol, um esporte inglês, de elite e praticado por brancos, aos poucos ganhou novos traços e se tornou brasileiro, popular e mestiço, como a própria cultura brasileira. A partir de três eixos - emoção, história e diversão, o museu conta a história do futebol.
Independente de ser fã ou não do esporte, o Museu do Futebol é capaz de agradar a todos os visitantes. Extremamente interativo e moderno, este espaço apresenta o futebol de uma maneira leve e cativante. Difícil não sentir vontade de ouvir as narrações de vários gols, ver cenas marcantes de pênaltis e até tentar uns chutes na mesa de totó (pebolim).
Mais do que uma homenagem, o Museu do Futebol conta a história do Brasil através do esporte. Você verá cenas de todas as copas do mundo, ouvirá os ensurdecedores gritos das torcidas organizadas, verá objetos que pertenceram a grandes jogadores e certamente irá se emocionar com uma das cenas de Copa do Mundo.
Quem quiser se aventurar (sobretudo as crianças), pode brincar de cobrar um pênalti e medir a velocidade do chute numa atração ou jogar com uma bola virtual em outra. Duas experiências arrepiam os visitantes: imagens de torcedores incentivando aos berros seus times, projetadas em telões debaixo das arquibancadas, e o acesso para ver (e fotografar, é claro) o gramado verdinho do Pacaembu.
Vídeos apenas Ilustrativos.